20.10.07

Sob o Sol de Toscana...

Só hoje me dei ao trabalho de ir ao cinema ver do que se trata, afinal, o tão falado Tropa de Elite. Isso foi um deboche, claro... ir ao cinema hoje foi mais que especial, pois tive a companhia de minha mãe, que quase nunca topa um programa desses. Prefere quase sempre aguardar pelo conforto de uma exibição cinematográfica doméstica, seja lá o que eu queira dizer com isso. Tive ainda a companhia inédita de meu irmão do meio e de minha cunhada.

Planejamos uma sessão de cinema um pouco mais ousada, algo além de uma 'pipoca com coca-cola'. Fugimos dos multiplex e fomos ao centro da cidade tentar pegar a reação de um público que vive mais de perto a realidade mostrada no filme de José Padilha. Primeiro erro. Nada em Goiânia se assemelha a uma favela carioca, logo, esse público não existe. Aliás, a cidade tem alguma favela? Onde fica?

Ao contrário do que imaginei, o filme não fez o menor sucesso entre os menos abastados. Todos que estavam na sala tinham cara de 'classe média'. Parecem ter tido a mesma idéia que tivemos. Como o público não ajudava a criar aquele 'clima' ideal para apreciar uma obra desse naipe, os zeladores do cinema nos ajudaram desligando o ar condicionado, criando o maior climão. Minha sensação era de estar subindo o morro junto com o Wagner Moura, tamanha a suadeira.

Minha mãe achou muito violento. Minha cunhada disse que ouviu muito palavrão. E meu irmão não ouviu nada. O som do cinema era precário, com 'équio', como diz o Seo Creissom. Mas eu gostei da precariedade toda. E continuo achando que um filme como esse deve ser assistido num cinema parecido.

Juro que eu precisaria ganhar na loteria para assistir aos filmes nos locais onde acho que eles merecem ser vistos... por isso mesmo nunca assisti Sob o Sol de Toscana, por exemplo. Pra quê? Me diz! Pra quê?

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Onde você assisitiria Um Estranho no Ninho?

22/10/07 10:17 PM  
Blogger Marcelo said...

hehe!
E viva o Uagner Mouga!
eu gostei do filme mas tem palavrão pra C.

22/10/07 10:36 PM  
Blogger Paloma said...

vc é uma figura!!!
vi no piratex mesmo mas não achei tanta graça assim...
beijinho

24/10/07 10:24 PM  

Postar um comentário

<< Home